quarta-feira, 1 de junho de 2011

Marcha de evangélicos e católicos protesta contra aborto, casamento gay e legalização da maconha



Manifestação de evangélicos e religiosos contra o projeto de lei 122, que criminaliza a homofobia no Brasil, Brasília.


Cerca de 25 mil evangélicos e católicos ocuparam o gramado em frente ao Congresso Nacional nesta quarta-feira para protestar contra a aprovação da chamada lei da homofobia, que coíbia manifestações contrárias ao homossexualismo. Os manifestantes são contra vários itens do projeto e alegam que a medida cria um grupo privilegiado dentro da legislação brasileira e fere a liberdade religiosa.
Na chamada marcha da família, também se vê bandeiras contra o aborto, o casamento homossexual e a legalização da maconha. O pastor evangélico Silas Malafaia, um dos líderes da manifestação, foi enfático também ao criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal que legalizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo: "O STF rasgou a Constituição".
Dezenas de deputados e senadores das bancadas católica e evangélica acompanharam a marcha. Entre os manifestantes, havia pessoas de diferentes partes do país. Eram famílias, grupos de estudantes e até integralistas.
Resposta - Por outro lado, um grupo de cerca de 30 homossexuais protestava contra movimento dos cristãos. Embora o grupo tenha ficado próximo à manifestação principal, e apesar de os gays terem usado algumas palavras ofensivas, não houve tumulto. "As religiões não devem inteferir nas políticas públicas. Os cristãos não têm esse direito”, disse a estudante Isabella Góes, de 20 anos, uma das líderes do movimento gay.

Gabriel Castro/VEJA

Gays fazem chacota com a manifestação dos evangélicos contra o PL 122

Atores ironizam as falas dos pastores que já se manifestaram contra esse projeto alegando que ele é inconstitucional
Gays fazem chacota com a manifestação dos evangélicos contra o PL 122
Um vídeo foi postado no Youtube atacando e fazendo chacotas com o posicionamento dos evangélicos sobre o Projeto de Lei 122/2006 que criminaliza todo tipo de opinião contrária contra o homossexualismo.
O vídeo fala especificamente da manifestação pacífica que está acontecendo no dia de hoje, 1 de junho, em Brasília. Evento organizado por evangélicos que acreditam que o PL é inconstitucional por impedir a liberdade de expressão.
Os atores do vídeo ironizam as falas dos pastores que já se manifestaram sobre esse projeto.
“O PL 122 tira o meu direito de discriminar quem eu quiser, onde eu quiser” e “O PL 122 está vindo para acabar com a minha liberdade de expressar a minha homofobia” são algumas das falas do vídeo.
Confira:

Fonte: Gospel Prime

“Homossexuais usam sua natureza para exercer o antinatural”, afirma deputado cristão

“Homossexuais usam sua natureza para exercer o antinatural”, afirma deputado cristão
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerais, repudiou nessa segunda-feira o discurso do deputado estadual Antônio Genaro (PSC), que na quinta-feira usou a tribuna do Legislativo mineiro para atacar os homossexuais.
Antônio Genaro, que é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, saiu em defesa dos evangélicos, que, com negociação política, conseguiram barrar a distribuição do kit gay nas escolas, e disse que o grupo está sendo chamado equivocadamente de fundamentalista religioso.
Para o o parlamentar, a classe dos homossexuais “infelizmente” faz parte da sociedade, pois o que eles têm a ensinar “é totalmente antinatural”. Para concluir, o deputado pediu: “Deus me livre ter na minha família ou entre os meus amigos alguém que se utiliza da sua natureza para exercer o antinatural. É por isso que o mundo vai de mal a pior”.
A fala de Genaro foi considerada inconstitucional, contrária aos direitos humanos e ao entendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim como a instituição recomendou a abertura de procedimento por quebra de decoro contra o deputado federal carioca Jair Bolsonaro (PP) em episódio semelhante, a seccional mineira espera providências da Assembleia.
A avaliação é da presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB mineira, Maria Emília Mitre Haddad. “A OAB repudia uma manifestação dessta natureza. Ele foi eleito para legislar. Não pode usar a tribuna da Assembleia para fazer um desabafo pessoal, nem é o lugar próprio”, afirmou.
De acordo com a representante da ordem, o parlamentar coloca crenças e questões pessoais, faltando com a verdade. Ao tratar o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo como “antinatural”, por exemplo, contraria a OMS que, desde 1973, baniu a homossexualidade da relação de doenças. “É também contra a manifestação de todas as associações psiquiátricas e psicológicas do mundo inteiro”, disse.
A presidente da comissão da OAB acredita que, com esse “acúmulo de agressões”, a OAB nacional possa tomar uma atitude ampla que atinja todos esses tipos de discriminação. “A OAB espera que a própria Assembleia use os meios que tem para conter esse tipo de manifestação. Isso sim faz mal ao cidadão, porque deseduca”, encerra.

Fonte: Gospel Prime
Com informações Estado de Minas

Site da ABGLT convoca para ato de queima da Bíblia; entidade diz que foi “hackeada”

Site da ABGLT convoca para ato de queima da Bíblia; entidade diz que foi “hackeada”
No que a entidade classifica como um “ataque hacker”, um aviso postado na tarde desta terça-feira (31) no site da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) convocava simpatizantes a um evento em Brasília, supostamente programado para amanhã (1), em que seriam queimados exemplares da Bíblia.
Na primeira versão publicada na seção de “eventos nacionais” da página virtual, o texto dizia que “em frente a Catedral, nós ativistas LGBTT iremos queimar um exemplar da ‘Bíblia Sagrada’”. Em seguida, a mensagem defendia que “um livro homofóbico como este não deve existir em um mundo onde a diversidade é respeitada.”
Por fim, o autor da postagem, que se indentificava como “João Henrique Boing, ativista GLSBTT”, conclamava o público para seu suposto ato: “Amanhã iremos queimar a homofobia. Compareça”.
Após o anúncio gerar comentários raivosos no Twitter, uma nova versão do aviso foi postado. O texto dizia: “Queimando a Homofobia: aglomeração as 14h na porta da catedral. Tragam livros religiosos, em prol da diversidade”.
Às 20h40, esse trecho continuava publicado no site da instituição, uma das mais atuantes no processo que culminou com a aprovação da união estável entre homossexuais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 5 de maio.
Segundo Toni Reis, presidente da associação, tudo não passou de um ataque de hackers. “Não somos nós que estamos publicando esse tipo de coisa. Temos respeito total pelas religiões. A Bíblia é para ser respeitada”, disse ele, que afirmou ter teólogos no corpo diretivo da entidade.
A liderança gay, que se uniu ao seu companheiro logo após a decisão no Supremo, explicou que já entrou em contato com as autoridades policiais de Curitiba, cidade sede da ABGLT, para registrar a modificação ilegal de sua página virtual. “Estamos até cogitando tirar o site do ar”, assumiu.
Toni pediu “mil desculpas” aos que se sentiram ofendidos com a postagem. “Estamos tentando verificar quem é o autor desse tipo de ataque. É alguém muito mal intencionado. As pessoas que são homofóbicas não param de nos atacar.”
Segundo ele, esta não foi a primeira vez que hackers teriam entrado na página da entidade. Há dois meses, explica ele, foi publicada a seguinte mensagem na página eletrônica: “Bolsonaro para presidente do Brasil”, em referência ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), que protagonizou inúmeros ataques aos movimentos gays nos últimos tempos em Brasília.

Fonte: UOL

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Na nova Lei 12.403/2011 quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade.


Após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.

Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc.. A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clínica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão, etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das nove MEDIDAS CAUTELARES acima previstas. Portanto, nos próximos meses não se assuste se você encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc.

Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até quatro anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até quatro anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente). Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em um salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando uma tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes, etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade. 

Para que não fique qualquer dúvida sobre o que estou dizendo, vejam a lei.

www.planalto.gov.br

*Promotor de Justiça de Toledo-PR


Brasil...País da Impunidade!!!

Lutamos tanto pelo fim da Impunidade e pela Revisão do Código Penal...no entanto vejam o que eles aprontam!!!

Logo nem precisará mais de defensor de ASSASSINOS o próprio estado os protege!

Enquanto isso o Projeto de Lei do Movimento Gabriela Sou da Paz, entregue no Senado em 2006, com 1.300.000 assinaturas de brasileiros pedindo a alteração de 6 itens do código penal, que visam leis mais justas e o fim da Impunidade, continua guardado dentro da gaveta!

Para os assassinos leis e mais leis, que os beneficiam e a nós, cidadãos de bem, só nos resta colocar o nariz de PALHAÇO e assistir de camarote.

REVISÃO DO CÓDIGO PENAL JÁ!

Mas queremos REVISÃO A FAVOR DA SOCIEDADE e NÃO da MARGINALIDADE!!!

Pastor Marcos Pereira salva homem do “tribunal” do tráfico

Moradores do Vidigal chamaram o pastor minutos antes dele ser condenado à morte pelos traficantes
O pastor Marcos Pereira, da igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias, salvou um bandido do “tribunal do tráfico” na manhã do último domingo, 29, no Rio de Janeiro.
Jorge Osmar Anastácio Ventura, de 54 anos, seria julgado pelos traficantes do Vidigal por ter atirado, na sexta-feira, no pedreiro Sebastião Isidoro Moreira Filho, de 35 anos, que ainda está hospitalizado.
Após o crime, Jorge Osmar foi capturado pelos traficantes e amarrado com fita crepe em matagal próximo à favela. No domingo os moradores da comunidade chamaram o pastor que chegou na hora do “julgamento” e conseguiu evitar que o atirador recebesse a condenação.
“Joguei os demônios dos bandidos no chão e saí com o homem”, afirmou o pastor, que, em seguida, levou o criminoso à delegacia, com um advogado da igreja.
Jorge confessou o crime e também admitiu que praticava roubos na região. Ele já havia sido condenado por tráfico de drogas e roubo, cumprindo nove anos de prisão. Sua prisão preventiva saiu no mesmo dia, e agora ele irá responder por roubo e tentativa de homicídio.

Fonte: Gospel Prime
Com informações O Dia

domingo, 29 de maio de 2011

Seção de downloads


Nesta seção você vai encontrar arquivos úteis para baixar, desde Bíblias, softwares, até modelos de banco de dados para Rol de Membros ou sermões e estudos bíblicos.

Aproveite!

-----------
Instruções:
Alguns arquivos estão em formato PDF. Para poder acessá-los você precisará do Adobe Reader. (
link externo)


Os os arquivos estão comprimidos em formato ZIP e RAR. Para abrir estes formatos deverá baixar o
Winzip ou Winrar.  

Para abrir os arquivos DOC - Microsoft Word
Para abrir os arquivos MDB - Microsoft Access
Para abrir os arquivos XLS - Microsoft Excel

-----------

Utilidades
1. Calendário Infinito
2. Cliparts - Mais de 19.000 imagens catalogadas


Software Bíblico
1. E-Sword - Software Bíblico para estudo com inúmeros módulos (link externo)
2. Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA) em português brasileiro para E-Sword
3. Bíblia Nova Versão Internacional (NVI) português brasileiro para E-Sword
4. Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) português brasileiro para E-Sword
5. Super Show do Cristão 3 - Software gratuíto com perguntas bíblicas/ bom para gincanas!


Doutrina da Igreja Presbiteriana
1. Confissão de Fé de Westminster
2. Catecismo Maior de Westminster
3. Os cânones de Dort / Os cinco pontos do Calvinismo


Igreja Presbiteriana do Brasil
1. Modelo para Rol de Membros em Access - basta substituir os dados e utilizar
2. Modelos para relatórios - aqui estão os formulários exigidos pela IPB para relatório pastoral, presbiterial, etc.
3. Código de Disciplina - O estatudo da igreja sobre a disciplina
4. Manual Presbiteriano - A constituição da igreja
5. Manual Unificado - É o estatuto das sociedades internas da igreja.
6. Princípios de Liturgia
7. Hinário Novo Cântico Cifrado
8. Modelo para liturgia anual (com temas, textos e hinos mensais)
9. Modelo para organizar estudos e sermões


Comentários Bíblicos
1. Comentário Bíblico de João Calvino
2. Comentário Matthew Henry - Gênesis a Neemias

3. Comentário Matthew Henry - Novo Testamento


Dicionários, Enciclopédias, Geografia Bíblia
1. E a Bíblia tinha razão - Werner Keller

Bíblias
Devocionais e Teologia
1. Estudos bíblicos sobre o batismo - Philippe Landes 

Bom Pastor

Durante a Primeira Guerra Mundial, conheci um rapaz alemão de mais ou menos dezoito anos de idade. Era marinheiro voluntário do exército americano. Jamais vi um homem sofrer tanta perseguição quanto aquele. Acusaram-no de ser inimigo disfarçado, suspeitavam dele em todo o lugar; fora insultado por oficiais e continuamente, atormentado pelos outros soldados, que zombavam da sua moralidade e integridade religiosa.
No entanto, nunca, nenhuma vez sequer, ouvi este rapaz falar mal de alguém ou tramar vingança contra qualquer um. Certo dia, perguntei-lhe como conseguia suportar a zombaria. A resposta foi um brilhante testemunho de sua experiência com Cristo. Ele disse: “Quando eles me molestam, recordo-me que tenho um Amigo, muitíssimo Amigo, incomparável a todos os outros. Sinto a presença deste Amigo ao meu lado, dizendo-me: “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28.20).
Cristo é o Bom Pastor das suas criaturas. Nisto o caráter humano tem garantia – na completa rendição a Jesus Cristo.

Fonte: Maxmode

Religião “quebra-galho”

”…como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras…” – II Pedro 2:1
Num dos programas humorísticos da Globo havia um personagem sui generis, o “SEVERINO”, um “QUEBRA GALHO” que fazia de tudo para agradar e atender ao diretor, na falta de um componente qualquer lá estava ele. O “QUEBRAGALHO” Severino é convocado a se postar no lugar do objeto para não atrasar a gravação. O porteiro se desmanchava ao saber com quem iria contracenar.
Hoje, diante da falta de uma religião séria e estabelecida sobre a égide da verdade, de um cristianismo confiável e de um líder que represente os anseios daquilo que ensinam as Escrituras, surgem no mercado da fé diariamente os famosos “QUEBRA GALHOS”, as bocas de drogas religiosas que incentivam o consumo de produtos falsificados, produzidos à base de enganos, mentiras, ilusionismos, misticismos, feitiçarias e coisas semelhantes.
A religião “QUEBRA GALHO” é movida a “SHOWS” e “ESPETÁCULOS” onde prevalecem quantidade e não qualidade, onde o que predomina é o poder do curandeiro, ou melhor, do especialista em ludibriar multidões, o famoso “ANIMADOR DE AUDITÓRIO”. Hoje o que não falta no mercado religioso são estes tais raizieros, sujeitos espertalhões que oferecem facilidades como um lenço abençoado em troca da fé dos que não se preocupam com as questões espirituais.
Vale ressaltar que entende-se por religião a crença na existência de Deus bem como forças sobrenaturais que influenciam na vida do homem. Na filosofia, a religião é estudada especificamente na tentativa de se compreender a existência de Deus, a criação de todas as coisas, o pecado, a justiça, a redenção e o perdão. Alguns acreditam que a religião é uma invenção cultural feita para proteger o homem de seus medos, para explicar fatos que não são esclarecidos, para manter a esperança de vida após a morte, para consolar e ainda para manter o controle sobre a vida das pessoas.
Desde os pré-socráticos que a religião é fortemente criticada pelos filósofos, pois achavam tolice a idéia de deuses bem como as qualidades e propriedades a eles atribuídas. As críticas ainda se concentram na crença de um ser supremo que impõe regras e no verdadeiro conhecimento de Deus. Vários filósofos buscaram harmonizar a ciência filosófica com a religião utilizando relações práticas e significativas.
Crendice, para quem não sabe ou finge não saber, é uma crença incongruente e insólita, gerada pelo medo doentio de pessoas que possuem religiosidade exaltada, mas com baixo nível espiritual. Põe baixo nisto. O medo é o grande gerador dos “CRENDEIROS” deste século. Medo do inferno, medo do Diabo, medo do purgatório, medo de pecar, medo de ser perseguido por espíritos inferiores, medo de feitiço, medo de macumba, etc. Todas essas fobias criam pessoas crendeiras e supersticiosas e, concomitantemente, um sincretismo de crenças, engendradas para transformar pecados em virtudes. O CRENDEIRO paga para receber qualquer coisa de Deus. O CRENDEIRO é um fabulador. Sente surgir de tudo que o cerca um mistério atemorizante, um temor doentio que o faz viver num arrebatamento de dúvidas, em tudo descobre um mau presságio, porque em tudo acredita a seu modo. Se o Pregador falar, tá falado e não se discute. Na ânsia de obter favores dos santos de sua afeição e de espíritos protetores, na persuasão de tanger o mal que ele mesmo cria, o CRENDEIRO gera uma crença subjetiva. Ele doa, se for necessário ou não até a cueca para sustentar as mordomias de quem o escraviza com mentiras e ilusões.
Desde o primeiro capítulo, o Evangelho de Marcos mostra como a ação de Jesus pode ser conhecida, mas não entendida em profundidade. Iniciando por Cafarnaum, com as curas, a fama de Jesus se espalha pela Galiléia. Ele vence a tentação da popularidade e deixa Cafarnaum para pregar e agir pelas aldeias da Galiléia. Ou seja, enquanto todos o procuram, Jesus se retira, pois é Ele quem vai à procura das pessoas. Hoje, com este evangelho medíocre e sem respaldo das Escrituras, são as pessoas pobres de conhecimento que correm atrás de vigaristas e de espertalhões na busca de algo que possa saciar a sua sede por prosperidade e por facilidades aqui e agora. As multidões sustentam R.R.Soares, Edir Macedo, Valdemiro e seus similares. Homens sem escrúpulo algum que vivem da roubalheira e da falsificação da verdade. Mercenários que usam o cristianismo como fachada para lograrem êxitos nas suas investidas contra a fé do povão.
No texto citado, ele mostra que o mestre bem conhecia a vida do seu povo. Povo doente, dominado por forças maléficas – conhecidas então como “DEMÔNIOS”, ou seja, todas as amarras e opressões que impediam às pessoas serem elas mesmas. Jesus tem poder sobre o mal e restitui às pessoas a dignidade perdida, a liberdade roubada.
Lamentavelmente os evangélicos modernos não são eles mesmos, são aquilo que mandam que sejam, eles não possuem opinião própria, são instruídos a falarem aquilo que seus mestres mandarem. A esculhambação é geral, basta pegar um destes vendilhões da fé pregando e comparar o que falam com o que a Palavra de Deus ensina. Não há como não perceber que eles são falsários, mentirosos e prepotentes.
Compreender em profundidade a sua ação é superar a religião do QUEBRA-GALHO, aquela que transforma Deus num RESOLVE-PROBLEMAS de emergência para situações que nós mesmos criamos. Porque, ao querer transferir para Deus a solução de nossos problemas, jogamos para Ele responsabilidades que são nossas. Quem criou a fome, a miséria e a injustiça no mundo? Se o ser humano as criou, é dele a responsabilidade da solução. Deus não acabará magicamente com a fome do mundo, mas com a fé nele nós podemos nos responsabilizar socialmente e espiritualmente com a construção de relações solidárias e fraternas. Deus pode nos ajudar a superar a enfermidade, mas cabe a nós eliminar situações que causam tantas doenças.
Se Jesus venceu a TENTAÇÃO DA POPULARIDADE, fica para nós o desafio de vencer a tentação da religião do QUEBRA-GALHO. A missão de Jesus é libertar o ser humano de toda espécie de DOMINAÇÃO que o mantém preso e o impede de ser sujeito da própria história. Missão que recebemos como discípulos. A sogra de Pedro, libertada, põe-se a servir. E nós, quão livres somos e quanto serviço prestamos aos outros? Nossa religião é a religião da liberdade e do serviço, da fé e da responsabilidade ou é um mero “QUEBRA GALHOS”?
A verdade é que os crentes do século XXI estão agindo da mesma forma que os seguidores de Cristo, eles estão de olho no ”PÃO” e no “PEIXE”, mas não estão nem um pouco preocupados com a essência da mensagem que lhes é pregada, se é que tal mensagem possui algum conteúdo aproveitável.

por Carlos Roberto Martins de Souza

ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas

Pesquisadora cobrará o governo para frear docentes seguidores de religiões pentecostais
ONU critica Brasil por permitir ensino religioso em escolas públicas
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que será apresentado essa semana ao Conselho de Direitos Humanos fará um alerta ao Brasil porque foi revelado que centenas de escolas públicas em pelo menos 11 Estados brasileiros desrespeitam o caráter laico do Estado e impõem o ensino religioso.
A pesquisa foi realizada pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo “persistem” na sociedade brasileira.
Shaheed pedirá uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por “seguidores de religiões pentecostais” contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País.
A relatora também chamará a atenção para uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.
Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A representante da ONU diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, “recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas”, esclarece.
Para ela as principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição são: deixar o conteúdo de cursos religiosos serem determinados pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas; usar o ensino religioso como proselitismo; ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação  o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A legislação também pede que a definição do conteúdo seja feita pelos Estados e municípios, mas afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo.
“Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível”, explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)
Para a professora da USP a educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais, pois lá, o pai matricula consciente de que seu filho terá o ensinamento religioso.

Fonte: GospelPrime